Intercâmbio Rotary

            

Intercâmbio de Jovens é um programa de Rotary International e é um excelente canal para promoção da solidariedade internacional. Todo ano, cerca de 8.000 estudantes de 15 a 18 anos viajam para o exterior sob o patrocínio do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary, dentro de duas modalidades: curta-duração e longa-duração.

O desenvolvimento pessoal, auto-estima, reconhecimento de diferenças culturais e perspectiva global ganhos dos intercambistas como conseqüência do programa não seriam possíveis sem o compromisso do muitas famílias de anfitriãs e do trabalho voluntário e a dedicação de Rotarianos que servem como Oficiais de Intercâmbio em todos os Clubes. Além disso, este compromisso e entusiasmo é multiplicado pela transferência de experiências pós-programas pelos estudantes participantes.

Estudantes mais velhos, de 19 a 25 anos de idade podem participar do Intercâmbio de Novas Gerações. Este intercâmbio tem duração de 3 a 6 semanas, em média.

Tudo isso graças ao programa Intercâmbio de Jovens que, desde 1929, vem ampliando os horizontes de estudantes e famílias anfitriãs de todo o mundo.

O contato com novas culturas e estilos de vida promove compreensão entre as pessoas.

Essa compreensão pode ser a base para a paz e harmonia mundial.

Metas e objetivos

A força mais poderosa na promoção da paz e compreensão internacional é o contato com culturas diferentes. O mundo torna-se um lugar menor e mais aconchegante quando aprendemos que todas as pessoas – independentemente de sua nacionalidade – têm os mesmos desejos básicos: meio ambiente seguro e confortável que permita uma vida rica e gratificante para si próprias e suas famílias.

O Intercâmbio de Jovens oferece a milhares de estudantes a oportunidade de conhecer outros países, seus habitantes e a cultura local, plantando, desta forma, sementes de compreensão internacional.

– Comunidades do mundo todo podem beneficiar-se através do programa Intercâmbio de Jovens.

– Os estudantes aprendem, em primeira mão, sobre os desafios enfrentados e as realizações de pessoas de outros países.

– Os jovens amadurecem como indivíduos, ao mesmo tempo em que ampliam sua visão do mundo.

– Rotary Clubs, famílias e comunidades anfitriãs estabelecem um relacionamento prolongado e agradável com pessoa de outra cultura.

– Os participantes regressam ao país de origem com uma visão mais ampla do mundo e maior compreensão de si mesmos.

– Jovens assumem posições de liderança, desempenhando responsabilidades de uma maneira determinada, em parte, pela experiência do intercâmbio.

Rotarianos procuram proporcionar aos estudantes as melhores condições para intercâmbios bem-sucedidos. Graças aos esforços de centenas de dedicados rotarianos e suas famílias, e à colaboração de uma rede de mais de 1,2 milhão de rotarianos em todo o mundo, o programa vem sendo realizado com sucesso há muitos anos.

Este website reflete a experiência combinada dos numerosos rotarianos que ajudaram a fazer do Intercâmbio de Jovens o sucesso que é hoje em dia. Os procedimentos e as recomendações sugeridas mostraram-se eficazes em numerosos distritos. Alguns clubes e distritos produziram seus próprios manuais, sendo que algumas das idéias inclusas nos mesmos foram adaptadas. Sempre que for apropriado, pode ser acrescentado novos materiais e adaptações para atendimento das necessidades.

Histórico

No início, o Intercâmbio de Jovens envolvia apenas alguns clubes. O primeiro intercâmbio foi organizado em 1929 pelo Rotary Club de Copenhagen com participantes europeus. Com o início da 2ª Guerra Mundial os intercâmbios europeus cessaram mas foram reiniciados após essa conflagração, em 1946.

Intercâmbios entre clubes da Califórnia, nos EUA, e países latino-americanos foram iniciados em 1939, e estenderam-se ao leste dos Estados Unidos em 1958. A primeira atividade multidistrital do programa, conhecida como Intercâmbio de Estudantes dos Estados do Leste dos EUA, foi realizada em 1962.

Em 1972, o conselho diretor do RI decidiu sugerir o Intercâmbio de Jovens aos Rotary Clubs de todo o mundo como importante atividade internacional, recomendando para a mesma diretrizes específicas.

O programa, administrado por Clubes, Distritos e grupos multidistritais de Rotary, cresceu, incluindo atualmente cerca de 80 países e mais de 8.000 estudantes por ano.

 

 

Abaixo, vejo um vídeo de um intercambista, onde explica de maneira bem simples o que é o intercâmbio Rotary:

* Os vídeos foram criados de forma independente, pelo produtor.
Canal do produtor youtuber: Ex For Change